sábado, 18 de abril de 2009

Questões sobre EAD

Encontrei um link muito interessante de perguntas e respostas sobre EAD, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São informações simplificadas e muito eficientes sobre os conceitos envolvendo a Educação a Distância.

Quero destacar aqui dois pontos que me chamaram a atenção:

1. O que é Educação à Distância?

A Educação à Distância é caracterizada:


* Pela separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo (Perraton,1988);
* Controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante (Jonassen,1992)
* Comunicação entre alunos e professores é mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia (Keegan,1986;Garrison and Shale,1987).

A primeira forma de Educação à Distância foram os cursos por correspondência na Europa. Este meio de Educação à Distância foi muito utilizado até o meio deste século, quando o rádio e televisão instrucional tornaram-se populares.

No entanto, com o surgimento de tecnologias interativas sofisticadas, educadores passaram a utilizar ferramentas como: e-mail, Internet, audioconferência baseada em telefone e videoconferências. Uma ferramenta da Internet que tem sido muito utilizada é o WWW, o qual possibilita a elaboração de Cursos à Distância com avançados recursos de multimídia.

(Nota: também poderíamos citar aqui as plataformas como o Moodle, que utilizamos na UnB)


2. Fatores que Influenciam o Sucesso

Silvia Charp (1994) notou que, com grande autonomia, características dos alunos tais como audição dinâmica e a habilidade de trabalhar independentemente sem um instrutor presente tornam-se crucial para o sucesso.

O estudo de Bernt e Bugbee examinou dois tipos de estratégias usados por alunos à distância:
* primária: estratégia do conhecimento, tais como audição dinâmica e concentração, e
* secundária: estratégias afetivas, tais como habilidade de trabalhar independentemente dos instrutores.

Instrutores tendem a responsabilizar a alta taxa de desistência entre estudantes ao mal gerenciamento do tempo e protelação. No entanto, deve se considerar também o clima, geografia, eficiência do sistema postal, o suporte de rede da Universidade, facilidades de telecomunicações, e outros fatores.


Estas e mais informações encontram-se no site: http://penta.ufrgs.br/edu/edu1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário