sábado, 18 de abril de 2009

Apresentação - uma mamãe na universidade





Olá, queridos colegas!


Não tive a chance de me apresentar durante a primeira aula pois tive que sair correndo - o bebê estava começando a ter febre devido às vacinas que havia tomado. Pois estou assim, correndo aqui e ali, tentando conciliar a vida acadêmica e a maternidade (o que não é uma tarefa das mais fáceis). Loucura ou não, peguei 5 matérias este semestre! Isso tudo pra poder me formar no fim do ano.

Sair com o bebê a tiracolo para a universidade e assistir às aulas com um olho nos professores e outro no Emanuel tem sido uma grande aventura. Por isso peço a compreensão de vocês caso eu não participe tanto quanto gostaria da matéria, meu acesso à internet é raro e é meio difícil digitar com o bebê no colo querendo pegar o teclado!

Aproveito aqui pra reclamar da falta de estrutura da UnB para apoiar as mães universitárias. Falta uma creche, um lugar para deixar as crianças com acompanhamento qualificado, banheiros limpos, fraldário, espaço pra amamentação e alimentação do bebê, o elevador para portadores de necessidades especiais não funciona - outro dia tive que levar o carrinho do baby escada acima no minhocão... E em universidades do exterior existe todo um apoio para as "college moms", deveríamos seguir o exemplo, pois isto reflete a situação da mulher no mercado de trabalho.
Sem contar que a lei que permite exercícios domiciliares é ARCAICA e só dá direito a 120 dias de licença-maternidade, o que é RIDÍCULO porque estes 120 dias contam a partir do 8º mês de gravidez, ou seja, a partir do 2º mês da criança, a mãe tem que voltar aos estudos e deixar um bebê recém-nascido em casa... é impossível.
Faço este protesto para que possamos refletir um pouco. A gente só se dá conta destas faltas absurdas quando necessita de estruturas especiais.

Enfim... sou do bacharelado, mas tenho muito interesse na área de educação. Depois que tive filho comecei a questionar muito sobre o tipo de educação que ele teria e isto me despertou uma vontade de me tornar um agente transformador na educação infantil. Agora também quero cursar a licenciatura e espero ser colega de vocês nas escolas da vida!

Abraços.

Um comentário:

  1. Olá, Gabi!!!

    Parabéns pelo seu blog, achei excelente e de uma criatividade enorme (não podia ser diferente, vindo das Artes)!

    Estou aqui para dizer que escolhi seu blog e os critérios foram, entre outros:

    - ambiente super descontraído e agradável;
    - o texto e o protesto(!) do "Apresentação - uma mamãe na universidade" realmente me agradou;
    - os links que você adicionou são de interesse público e têm muito a nos acrescentar;
    - acho que você soube unir a tarefa de criar um blog sobre EDUCAÇÃO a Distância à sua área de formação.

    Parabéns, querida!

    Sucesso na sua vida, na sua família, na Universidade e, por quê não, no blog!!!

    Bei-Ju!

    ResponderExcluir